Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

"Criadas condições para acordo quanto ao Orçamento do Estado"

António Vitorino e Santana Lopes comentam rentrée política e fazem projeções sobre a aprovação do próximo Orçamento do Estado.

"Criadas condições para acordo quanto ao Orçamento do Estado"
Notícias ao Minuto

23:40 - 06/09/16 por Goreti Pera

Política António Vitorino

António Vitorino está convicto de que “estão criadas as condições para haver acordo quanto ao Orçamento do Estado para 2017”, poucos dias após a reentré política.

Depois dos discursos dos líderes do PCP e Bloco de Esquerda, em que cada um “pôs no terreno as peças da negociação”, o socialista diz-se convicto de que não haverá mais do que “muito ruído”.

Já no que toca à oposição, há dois aspetos a destacar. Se, do lado do CDS, “Assunção Cristas fez um discurso muito dirigido às classes médias (a sua nova aposta)”, no PSD é evidente a posição de Passos Coelho.

O líder dos sociais-democratas está “firmemente convencido”, segundo António Vitorino, de que “isto vai correr mal e de que vai haver um desastre económico”.

Os seus receios podem, porém, não se concretizar, alerta Santana Lopes. E, “se não correr mal” - algo que “não será bom para Passos, mas será bom para o país” - “ele terá de o reconhecer”, no entender do social-democrata.

Também o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa acredita que “PCP e Bloco de Esquerda não querem que se vá a eleições agora e o Orçamento passará”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório