Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Bloco quer "juntar forças" para trilhar novo caminho para os docentes

Professores em “risco de despedimento”, com “contratos de nove meses” e sem “subsídio de desemprego”. Catarina Martins quer trilhar um novo caminho.

Bloco quer "juntar forças" para trilhar novo caminho para os docentes
Notícias ao Minuto

20:09 - 06/09/16 por Goreti Pera

Política Catarina Martins

A líder do Bloco de Esquerda reuniu-se, esta manhã, com professores da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico do Porto. Do encontro resultam algumas críticas à forma como a contratação de docentes tem decorrido e o desejo de trilhar um novo caminho.

Em causa estão, de acordo com Catarina Martins, cidadãos que “trabalham há cinco, dez ou 15 anos, correm risco de despedimento, embora sejam imprescindíveis ao funcionamento das escolas, dão aulas, orientam mestrados e estágios, investigam”.

São, contudo, os mesmos que exercem a profissão em “contratos de nove meses e que no verão não recebem salário nem têm subsídio de desemprego”.

“Não é aceitável que a situação continue. Já conseguimos que algumas situações fossem resolvidas, mas falta resolver a situação. Não respeitar estes e estas docentes não é um problema individual. É um problema para todo o ensino. É um problema do país”, alertou a bloquista, na sua página no Facebook.

“Hoje trocámos algumas ideais sobre o caminho a fazer. Juntemos pois forças para o fazer”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório