Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Candidata do PSD pela Terceira quer "relançar" a ilha

A cabeça de lista do PSD/Açores pelo círculo eleitoral da Terceira às próximas eleições legislativas regionais, Mónica Seidi, considera que é necessário "relançar" a ilha e combater os seus problemas económicos e sociais.

Candidata do PSD pela Terceira quer "relançar" a ilha
Notícias ao Minuto

06:29 - 03/09/16 por Lusa

Política Mónica Seidi

"Acreditamos que é possível relançar a Terceira. A nossa ilha atravessa uma grave crise económica, que vai além da Base das Lajes, uma crise de valores, que se estende num rol enorme de problemas sociais", frisou.

Mónica Seidi falava na apresentação pública da lista pelo círculo eleitoral da ilha Terceira, que decorreu esta sexta-feira à noite, em Angra do Heroísmo, e contou com a presença do líder regional do partido, Duarte Freitas.

Segundo a candidata do PSD, os números apresentados pelo atual Governo Regional, do PS, sobre a ilha Terceira não correspondem à realidade.

"Uma ilha onde não sabemos quem, de facto, tem emprego, quem, de facto, tem condições de assegurar o seu futuro e o futuro dos seus filhos. A Terceira dos dados e das estatísticas, onde os anúncios oficiais não correspondem ao que vemos na rua, ao que nos dizem, ao que eu ouço, mesmo de que tem medo de dizer o que pensa", frisou.

Mónica Seidi disse ter aceitado o convite para encabeçar a lista da ilha Terceira, sem medo, por acreditar que o PSD poder ser "alternativa de poder nos Açores".

"Não estou aqui para fazer promessas. Estou aqui para assumir o compromisso de dar voz aos terceirenses no parlamento açoriano. O compromisso de ouvir os terceirenses e de os defender", frisou.

Natural da ilha Terceira, Mónica Seidi, de 32 anos, é médica e concorre como independente, sendo pela primeira vez cabeça de lista pelo círculo eleitoral da ilha Terceira.

Já foi deputada municipal em Angra do Heroísmo e, nas últimas eleições legislativas regionais, integrou a lista do PSD pela ilha Terceira, em quinto lugar, e a lista do círculo da compensação, em terceiro.

A candidata considerou que o facto de não ter um "percurso político linear" pode ser uma "vantagem", assumindo ainda como compromisso o combate à abstenção.

A lista do PSD pela ilha Terceira, revelada a 26 de julho, integra ainda César Toste, enfermeiro e presidente da Junta de Freguesia da vila das Lajes, seguido pelos atuais deputados Luís Rendeiro e Judite Parreira.

Nas últimas eleições regionais, que se realizaram a 14 de outubro de 2012, o PSD elegeu três dos 10 deputados do círculo eleitoral da ilha Terceira, obtendo 29,84% dos votos. O PS elegeu seis e o CDS-PP um.

A nível regional, o PS elegeu 31 dos 57 deputados da Assembleia Legislativa dos Açores. O PSD conquistou 20 mandatos, o CDS-PP três e PCP, BE e PPM um deputado cada.

Nos Açores, onde o PS governa há 20 anos, há nove círculos eleitorais, coincidentes com cada uma das ilhas, e um círculo regional de compensação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório