Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"É muito difícil fazer um orçamento com que toda a gente concorde"

Discussão sobre Orçamento foi um autêntico “ping-pong” entre Marcelo e Passos, diz Louçã.

"É muito difícil fazer um orçamento com que toda a gente concorde"
Notícias ao Minuto

23:45 - 02/09/16 por Carolina Rico

Política Francisco Louçã

Depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter dado voto de confiança ao Governo quanto às metas que o país tem de atingir até ao final do ano, Passos Coelho disse hoje que tem dúvidas que o défice se fique pelos 2,5% do PIB.

É “como se o debate sobre o orçamento fosse um ping-pong entre o Presidente, na sua prudência, e líder do PSD”, comentou Francisco Louçã na sua rubrica de opinião semanal na SIC Notícias.

“É muito difícil fazer um orçamento com que toda a gente concorde, como se viu ao longo dos últimos anos”, admite, mas o “que é preciso é ter respostas consistentes”.

Analisado o discurso de Jerónimo de Sousa na abertura da festa do Avante! e uma entrevista de Mariana Mortágua, o antigo líder bloquista sugere que “parece que os partidos de Esquerda se estão a concentrar num grande objetivo para o orçamento”.

Poderá passar por “políticas orçamentais em aumento de impostos sobre o trabalho e o consumo mas que permitam recuperação das pensões”, prevê.

Francisco Louça partilha a visão mais otimista dobre o défice, assegurando que “mesmo que haja um pequeno deslize, se não houver pressões de Bruxelas por causa da CGD, então o défice está substancialmente abaixo dos 3% e portanto a possibilidade de pressão da União Europeia é menor”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório