Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Costa com Merkel em Berlim e na reunião de líderes da Europa do Sul

O primeiro-ministro reúne-se dia 9 deste mês em Atenas com chefes de Governo e de Estado da Europa do Sul e dois dias depois participa em Berlim num jantar a convite da chanceler alemã, Angela Merkel.

Costa com Merkel em Berlim e na reunião de líderes da Europa do Sul
Notícias ao Minuto

18:26 - 01/09/16 por Lusa

Política Primeiro-ministro

Fonte do Governo disse hoje à agência Lusa que estes são dois dos principais encontros de carácter político da agenda europeia de António Costa e que servem de preparação para a reunião informal de Bratislava (Eslováquia) no próximo dia 16.

Na capital eslovaca, com a ausência do Governo britânico, vão reunir-se os restantes 27 Estados-membros da União Europeia, tendo como tema central a análise às consequências do 'Brexit' e uma discussão sobre as posições a adotar em relação ao processo de saída do Reino Unido da União Europeia.

Em Atenas, no próximo dia 9, além do primeiro-ministro de Portugal, estarão também presentes na reunião o chefe de Estado francês, François Hollande, e os primeiros-ministros de Espanha, Itália, Grécia, Malta e Chipre.

A seguir, a convite da chanceler germânica, António Costa estará pela terceira vez desde que é primeiro-ministro em Berlim, num jantar que juntará chefes de Estado e de Governo de diversos Estados-membros da União Europeia.

Esta semana, ainda segundo a mesma fonte do executivo, António Costa já falou ao telefone com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, sobre o processo de preparação da reunião informal de Bratislava.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório