Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PSD quer Governo reconheça "erro da estratégia, antes que seja tarde"

Foi pela voz de Maria Luís Albuquerque que o PSD reagiu aos novos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

PSD quer Governo reconheça "erro da estratégia, antes que seja tarde"
Notícias ao Minuto

13:00 - 31/08/16 por Pedro Filipe Pina

Política Ex-ministro

A economia portuguesa cresceu 0,9% no segundo trimestre face ao período homólogo e 0,3% em relação ao trimestre anterior, segundo o INE. O PSD fala em “detalhe” e fala mesmo em “tendência negativa de todas as variáveis mais relevantes” do crescimento económico.

Foi na sede do PSD e pela voz da antiga ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. A reação aos números surgiu com outros números, com a ministra a afirmar que “o modelo económico que está a ser seguido não tem capacidade para dar o que for prometido”.

“A procura interna há um ano estava a crescer 3,7%, está neste momento a crescer 0,6%. As exportações estavam a crescer 7,1%, estão a crescer 1,5%. O consumo das famílias estava a crescer 3,3%, está a crescer 1,7%. O investimento, que é o dado mais negativo e impressionante de todos, estava a crescer 5,2%, está a cair 3,1%”, criticou a deputada ‘laranja’.

Maria Luís Albuquerque afirma também que “neste momento não estamos a falar de previsões. Estamos a falar de dados e é indesmentível que este modelo está a conduzir a economia a uma situação de estagnação”.

Terminando as criticas, Maria Luís Albuquerque deixou também um apelo em nome do PSD: “Apelamos a que haja um reconhecimento do erro da estratégia, antes que seja tarde demais”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório