Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

ONU: António Guterres é o "candidato mais forte"

O antigo líder do Partido Socialista e antigo primeiro-ministro tem obtido bons resultados nas votações para decidir quem ficará com o lugar de Ban Ki-moon.

ONU: António Guterres é o "candidato mais forte"
Notícias ao Minuto

21:32 - 30/08/16 por Carolina Rico

Política Silva Pereira

Pedro Silva Pereira considera que António Guterres é o “candidato mais forte ao lugar” de secretário-geral da ONU, depois de este ter ficado pela terceira vez à frente na nova votação secreta ocorrida entre os membros do Conselho de Segurança.

Para ganhar a eleição não basta ter votos, é preciso não ter o veto de nenhum dos membros permanentes do Conselho de Segurança, pelo que que os três votos negativos a Guterres “podem esconder alguma surpresa desagradável”, admite o socialista.

Num texto de opinião publicado no jornal Ação Socialista, Silva Pereira lembra que os principais concorrentes de Guterres tem ainda mais votos desfavoráveis.

Os bons resultados mostram que “o Conselho de Segurança já decidiu quem é o melhor candidato a secretário-geral”, considera.

Até que um resultado seja consensual, o Conselho de Segurança vai continuar a realizar votações informais sobre os candidatos. Após este processo, o conselho irá então recomendar um nome para que depois seja aprovado pela Assembleia-Geral da ONU, com representantes de 193 países.

Ban Ki-moon, atual secretário-geral da organização, termina o seu segundo mandato no final do ano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório