Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

PCP Madeira quer reforço do corpo de bombeiros municipais no Funchal

O PCP Madeira considerou hoje que o corpo de bombeiros municipais do Funchal deve ser reforçado devido à sua importância no combate aos incêndios, defendendo ainda a passagem daquela entidade para sapadores.

PCP Madeira quer reforço do corpo de bombeiros municipais no Funchal
Notícias ao Minuto

17:53 - 29/08/16 por Lusa

Política Madeira

Em Portugal continental, têm estatuto de sapadores os corpos de bombeiros de cariz totalmente profissional, não admitindo voluntariado, como acontece com as corporações na Madeira.

"No Funchal impõe-se que, rapidamente, seja reforçado o corpo de bombeiros municipais e a sua efetiva passagem a sapadores", disse hoje o vereador do PCP/Madeira, Artur Andrade, durante uma conferência de imprensa, no Funchal, acrescentando ser também impreterível a existência de meios operacionais adequados de combate às chamas.

No entanto, o responsável afirmou que a situação depende da vontade política e legislativa da Assembleia da República, da Assembleia Legislativa regional e da Câmara Municipal.

Outra questão abordada foi a necessidade de identificação de zonas de risco acrescido, resultante dos incêndios que fustigaram a ilha da Madeira na segunda semana de agosto, para que "sejam já tomadas medidas preventivas antes das chuvas de outono e inverno que se aproximam".

A nível estrutural, o partido defendeu ser "imperiosa" a aceleração do processo de aprovação do novo Plano Diretor Municipal (PDM) do concelho do Funchal, informando que o projeto de revisão do PDM já foi entregue à respetiva Comissão de Acompanhamento e que "o próximo passo será a sua colocação à discussão pública".

O partido apelou ainda à rápida intervenção no realojamento das famílias afetadas, sublinhando ser urgente iniciar os processos de reconstrução das habitações.

"Iremos [PCP/Madeira] propor que seja apresentado um programa com as medidas necessárias, devidamente calendarizadas, de forma a que o seu andamento possa ser objeto de avaliação na reunião semanal" da autarquia, concluiu Artur Andrade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório