Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Mulheres socialistas europeias defendem Guterres para secretário-geral

A presidente das mulheres europeias socialistas, a eurodeputada húngara Zita Gurmai, defendeu hoje que com o mundo atual as Nações Unidas precisam de um líder "forte e visionário" como António Guterres.

Mulheres socialistas europeias defendem Guterres para secretário-geral
Notícias ao Minuto

23:54 - 26/08/16 por Lusa

Política ONU

"Este complexo mundo em que vivemos exige um forte, visionário, progressista e dedicado candidato, como António Guterres, entre outros, para defender os princípios e as conquistas das Nações Unidas e dos seus valores com um histórico comprovado de dedicação, incluindo para a igualdade do género", afirmou na rede social Facebook a eurodeputada.

Os membros do Conselho Segurança da ONU vão fazer segunda-feira uma terceira votação informal sobre os candidatos a secretário-geral da organização, que incluem o ex-primeiro-ministro português António Guterres.

Nas primeiras duas votações, que ocorreram a 21 de julho e 5 de agosto em Nova Iorque, António Guterres foi o candidato mais apoiado.

O Conselho de Segurança continuará a realizar votações informais sobre os candidatos até que um surja como consensual, devendo depois o conselho recomendar um nome para aprovação pela Assembleia-Geral da ONU, que reúne representantes de 193 países.

A organização espera ter encontrado o sucessor de Ban Ki-moon, que termina o seu segundo mandato no final do ano, durante o outono.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório