Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Bloco quer capitalização, mas pede explicação do montante ao Governo

Bloco defende recapitalização, mas rejeita despedimentos e pede explicações ao Governo sobre montante a injetar no banco.

Bloco quer capitalização, mas pede explicação do montante ao Governo
Notícias ao Minuto

15:00 - 25/08/16 por Goreti Pera

Política Mariana Mortágua

O Bloco de Esquerda admite vir a aprovar o Orçamento Retificativo criado a propósito da recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), por considerar que é imperioso manter o banco público e capitalizá-lo.

“O Bloco sempre defendeu que a Caixa deve manter-se pública, que deve ser capitalizada (nem mais, nem menos do que o montante necessário) e que deve haver transparência no processo”, explicou Mariana Mortágua aos jornalistas.

Ainda que salvaguardando que o partido “não vota a favor de nenhum diploma antes de o conhecer”, a bloquista acrescentou que “não pode estar contra o procedimento administrativo que permite aquilo que o próprio partido defende”.

“Com a aprovação por Bruxelas do plano de capitalização temos as primeiras condições cumpridas”. Já no que toca à transparência, vincou, o Bloco de Esquerda “quer saber o que justifica o montante em causa” (aproximadamente cinco mil milhões de euros).

De referir ainda que, nas conversas que teve com o Executivo, o partido de Mariana Mortágua frisou que não aceitará despedimentos na CGD. “O que o Governo nos garante é que haveria processos de reforma antecipada e rescisões por mútuo acordo”, concluiu a deputada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório