Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Uma ideia com grande "potencial social" que atraiu Rui Tavares

As boas ideias nem sempre têm de ser lucrativas. Um exemplo de economia feita a pensar nas pessoas que levou o ‘carimbo’ de aprovado por parte de Rui Tavares.

Uma ideia com grande "potencial social" que atraiu Rui Tavares
Notícias ao Minuto

21:10 - 24/08/16 por Carolina Rico

Política Library of Things

Chama-se 'Library of Things', biblioteca das coisas, e tal como o nome indica funciona como um espaço onde qualquer pessoa pode levar emprestado vários utensílios e ferramentas de que precise temporariamente.

“Uma boa ideia com mais potencial social do que a maior parte das empresas lucrativas da nova economia”, considera Rui Tavares, que partilhou uma notícia do britânico The Guardian sobre o tema.

“Menos gastos, menos tralha para arrumar em casa, menos coisas que serviram por uma vez só e que ficaram por usar, menos pressão sobre o planeta”, e um exemplo a seguir escreveu o eurodeputado no seu Facebook.

“Um sistema destes não precisa de ser lucrativo, mas apenas gerar o rendimento suficiente para ser sustentável. Em particular nas nossas cidades de grande densidade e espaço habitacional reduzido estou certo de que seria um sucesso”.

A biblioteca das coisas está instalada em West Norwood, Inglaterra. O custo de arrendar um dos equipamentos disponíveis varia entre as duas libras (2,33 euros), para um ancinho, por exemplo, e nove libras (10,50 euros), para uma máquina de limpar carpetes, por exemplo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório