Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Vital Moreira e a "divergência de fundo" com "esquerda radical"

Para Vital Moreira estão em causa divergências consideráveis no modelo de sociedade.

Vital Moreira e a "divergência de fundo" com "esquerda radical"
Notícias ao Minuto

07:05 - 22/08/16 por Pedro Filipe Pina

Política Socialistas

O constitucionalista Vital Moreira considera que, “dada a divergência de fundo quanto ao modelo político e económico, não devia chegar para mais do que convergências ocasionais” com o que apelida de “esquerdas radicais”.

A posição do antigo eurodeputado surge num texto publicado no blogue Causa Nossa em que Vital Moreira considera que a principal convergência entre a social-democracia e as “esquerdas radicais” diz respeito ao Estado Social. E “mesmo assim em versões assaz diferentes”.

“Uma das muitas coisas que a nova esquerda radical comunga com a velha esquerda ortodoxa é o visceral antiliberalismo doutrinário, tanto contra o liberalismo político (democracia liberal) como contra o liberalismos económico (economia de mercado)”, considera o cabeça de lista do PS às Europeias de 2009.

Na perspetiva de Vital Moreira, “é também por isso que a esquerda social-democrata - que respeita a democracia parlamentar e a economia de mercado - não pode fazer distinções substantivas entre as esquerdas antiliberais nem ignorar o que a distingue essencialmente delas”, defende.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório