Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

"Direita sabe que tem na governação angolana um parceiro"

O centrista Hélder Amaral fez declarações consideradas polémicas pelo Bloco de Esquerda.

"Direita sabe que tem na governação angolana um parceiro"
Notícias ao Minuto

22:08 - 21/08/16 por Goreti Pera

Política Pureza

José Manuel Pureza é uma das vozes críticas que se levantam no seguimento da presença de vários partidos portugueses no congresso do MPLA, partido no poder em Angola.

O deputado do Bloco de Esquerda é autor de um artigo de opinião publicado no site Esquerda.net, no qual admite concordar com “um crítico de Direita” que dizia que “misturar política com negócios dá sempre mau resultado”.

Na opinião do bloquista, “a mistura entre política e negócios é sempre mal avisada, desvirtua a política e só momentânea e superficialmente fortalece os negócios”. É, contudo, “estranho que esse crítico de direita não tenha esboçado o mínimo desconforto e indignação sempre que a política, em Portugal, tem servido para privatizar e para emparceirar público com privado”.

José Manuel Pureza considera que “os privados que ganharam o totoloto das privatizações e os que têm rendas milionárias vitalícias pagas pelo Estado sem uma gota de responsabilidade pelos riscos nas parcerias público-privado não são menos apropriadores dos bens públicos do que a nomenclatura militar e familiar que gravita em torno do Futungo de Belas”.

Assim sendo, acrescenta”, “tem razão Hélder Amaral ao referir que há mesmo muito mais pontos em comum entre a política dos negócios de Lisboa e os negócios da política de Luanda”.

“Por isso é tão natural uma representação tão elevada e tão exuberante da direita portuguesa no congresso do MPLA. Essa direita sabe que tem na governação angolana atual um parceiro”, remata o bloquista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório