Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Ex-deputado critica "frivolidade" de Assunção Cristas durante incêndios

O ex-deputado do CDS-PP por Aveiro Raúl Almeida defendeu hoje que a polémica do MPLA é "o culminar de uma série de ausências e más intervenções" de Assunção Cristas, como "a frivolidade" mostrada durante os incêndios.

Ex-deputado critica "frivolidade" de Assunção Cristas durante incêndios
Notícias ao Minuto

18:07 - 19/08/16 por Lusa

Política CDS

Raúl Almeida, um dos principais subscritores da moção alternativa encabeçada por Filipe Lobo D'Ávila ao Conselho Nacional, no Congresso que elegeu Assunção Cristas como líder em março, pede "um exame profundo, sem passa culpas nem bodes expiatórios no deputado Hélder Amaral".

"A questão do MPLA [Movimento Popular de Libertação de Angola] é o culminar de uma série de ausências ou más intervenções políticas da direção do partido", afirmou à agência Lusa, sublinhando que Hélder Amaral "foi ao Congresso do MPLA com um mandato político da direção e não pode ser abandonado".

As críticas de Raúl Almeida começam na ausência de Assunção Cristas na votação no parlamento sobre maternidade de substituição, prosseguem com a "resposta tardia e a reboque do PSD ao IMI e à Caixa Geral de Depósitos" e na resposta ao caso das viagens pagas pela Galp.

"Há uma ausência completa e um certo culto da personalidade e da frivolidade de uma presidente que está nas revistas cor-de-rosa quando o país está a arder", afirmou, apontando que o concelho governado pelo CDS de Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, foi particularmente afetado.

"O partido tem de ser assertivo e eficaz, não a girar em torno de questões pessoais", acrescentou.

Para Raúl Almeida, existe da direção do partido uma "desvalorização completa do aparelho partidário, que é visto de forma utilitária e instrumental" que tem de mudar numa altura em que prepara as eleições autárquicas de 2017.

"Se Assunção Cristas se comportar como presidente do CDS, um partido que se pretende conservador e democrata-cristão, e não como uma atriz de telenovelas, e ouvir todos, unir todos, sem autoritarismos, valorizando o aparelho, ainda vamos a tempo de salvar as autárquicas", declarou.

Raúl Almeida não considera que seja tempo ainda de reunir os órgãos do partido, pedindo que primeiro haja um "exercício de reflexão" pela direção centrista.

"É muito importante que a líder do CDS não confunda a 'rentrée' com a 'silly season'", disse.

A ida pela primeira vez do CDS-PP ao Congresso do MPLA, em Luanda, esta semana, no qual o deputado Hélder Amaral disse que os dois partidos têm agora "muitos mais pontos em comum" desencadeou críticas por parte dos deputados Filipe Lobo D'Ávila e Michael Seufert, dos ex-líderes José Ribeiro e Castro e Manuel Monteiro e da Juventude Popular.

"Estava convencido de que as férias fariam bem ao CDS. Para recuperar forças e para preparar uma oposição mais eficaz. Mas será que há alguém da direção do CDS que possa interromper as férias para vir esclarecer a doutrina internacional do partido?", escreveu Filipe Lobo D'Ávila na rede social Facebook.

Na quinta-feira, o deputado e dirigente do CDS Telmo Correia argumentou à Lusa que o partido esteve pela primeira vez no congresso do MPLA porque se considerou útil ao relacionamento entre Portugal e Angola, adiantando que aceitará outros convites de partidos angolanos e defendeu Hélder Amaral.

Ao final do dia, ao Expresso 'online', o vice-presidente do partido Adolfo Mesquita Nunes, referindo-se às declarações de Hélder Amaral, disse: "O CDS não subscreve o entendimento das palavras de Hélder Amaral que presumem uma alteração das posições do partido relativamente à democracia e ao pluripartidarismo em Angola".

O líder da Juventude Popular, Francisco Rodrigues dos Santos, também no Facebook quis afirmar que a juventude do CDS "não se revê em nenhuma outra força juvenil que baseia a sua matriz no marxismo-leninismo", seja em Portugal ou em Angola.

Contactado pela Lusa, o líder da JP disse que quis "desde logo clarificar a sua posição sobre a doutrina política internacional do CDS, requerendo que alguém da direção do partido viesse traduzir aquela trapalhada", o que considerou ter sido feito por Adolfo Mesquita Nunes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório