Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

"Romaria" a congresso do MPLA "não ajuda democracia angolana"

Ribeiro e Castro elogia presença de CDS em congresso MPLA, mas condena declarações de alinhamento com o partido angolano.

"Romaria" a congresso do MPLA "não ajuda democracia angolana"
Notícias ao Minuto

22:58 - 18/08/16 por Andrea Pinto

Política Ribeiro e Castro

Ribeiro e Castro comentou hoje, na TVI 24, a sua reação à participação do CDS no 7.º Congresso do MPLA, em Angola.

Esta quarta-feira, o centrista reagiu mal às declarações de Hélder Amaral, que havia afirmado que os dois partidos têm pontos em comum e “têm tudo para que a relação seja cada vez mais forte”.

Para José Ribeiro e Castro o “que aconteceu é lamentável e é um episódio de deslumbramento perante o congresso do MPLA”. Embora considere que não é “negativo o CDS aceitar o convite”, porque se “deve dialogar com todos”, condena as “declarações de alinhamento com o MPLA”, lembrando que o CDS tem relações estabelecidas com o UNITA.

Ribeiro e Castro considera que se criou uma “polvorosa mas compreensiva reação no partido” e critica o facto de “os partidos terem organiado uma romaria”, dando a entender que existe “apenas um partido em Angola”.

“Quando nos reduzimos a um exclusivo não estamos a ajudar a democracia angolana. Cada um tem as suas relações privilegiadas. Ajudamos a democracia partilhando a democracia. Não aceitaríamos na nossa casa o que estamos a fazer em Angola. É um certo sinal de racismo esta coisa de dizer que a democracia não é para africanos”, afirmou.

Questionado sobre se Portugal tem tido uma atitude submessiva em relação a Angola, em prol dos seus interesses económicos, o  ex-presidente do CDS respondeu: “creio que sim. E acho que isso é negativo porque isso inibe-nos de sinalizar sinais críticos que podem ser sempre transmitidos de forma respeitosa”

Recomendados para si

;
Campo obrigatório