Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Trapalhada na Caixa "quase parece ser propositado para enfraquecê-la"

Carlos Abreu Amorim reagiu às declarações do secretário de Estado do Tesouro e Finanças, Mourinho Félix.

Trapalhada na Caixa "quase parece ser propositado para enfraquecê-la"
Notícias ao Minuto

20:18 - 18/08/16 por Andrea Pinto

Política Abreu Amorim

O deputado Carlos Abreu Amorim acusa o atual Governo de estar a tentar enfraquecer a Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Em causa estão as declarações do secretário de Estado do Tesouro que afirmou que o “BCE chumbou os nomes de oito candidatos a administradores da Caixa por causa do que é determinado pela lei portuguesa e não devido a qualquer implicação europeia”.

"Então o Governo faz nomeações para a Caixa violando a lei nacional? Não a conhece? Era para ver se 'passava'?", questiona o social-democrata na sua página de Facebook.

Carlos Abreu Amorim afirma ainda que “a trapalhada na Caixa” parece ser “propositada para enfraquecê-la” e questiona a ausência de qualquer reação de Mário Centeno, o ministro das Finanças.

Recorde-se que o secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças reagiu, esta manhã, ao “chumbo” pelo BCE de oito administradores não-executivos propostos pelo Governo para a nova administração da Caixa Geral de Depósitos.

Este defendeu que a lei portuguesa é mais limitada do que a diretiva europeia, uma vez que o sistema português prevê que o presidente de uma companhia não possa ter lugar na gestão de outras empresas participadas enquanto as regras da Europa não levantam qualquer problema, nesses casos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório