Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

CDU pede aos eleitores um deputado por São Miguel

O cabeça de lista da CDU por São Miguel às legislativas regionais dos Açores, Aníbal Pires, pediu hoje a eleição de um deputado por este círculo, o que não ocorre há mais de 20 anos.

CDU pede aos eleitores um deputado por São Miguel
Notícias ao Minuto

13:54 - 17/08/16 por Lusa

Política Açores

"[Esta candidatura] representa, de alguma forma, aquilo que é o tecido social da ilha de São Miguel e que se apresenta, no essencial, para dar voz a São Miguel. São Miguel não elege um deputado da CDU desde 1984. É fundamental que os micaelenses tenham a representá-los no parlamento regional uma voz eleita" por este círculo, afirmou Aníbal Pires aos jornalistas após a entrega, no Tribunal Judicial de Ponta Delgada, da lista da CDU.

Aníbal Pires, que é também coordenador regional do PCP, defendeu a necessidade de "manter a pluralidade parlamentar, mas equilibrar as forças políticas".

"Neste contexto em que se afigura, por diferentes razões, de que o Partido Socialista irá ganhar as eleições, aquilo que pode mudar efetivamente é a eleição de um grupo parlamentar do PCP, de modo a contribuir para retirar maioria absoluta ao PS, obrigando, assim, o PS ao diálogo democrático e não ao fazer de conta do ritual parlamentar", sublinhou o cabeça de lista, atual deputado comunista no parlamento regional.

Para Aníbal Pires, um bom resultado para a CDU a 16 de outubro é a "eleição de um grupo parlamentar, retirar a maioria absoluta ao PS e evitar que a direita possa, de alguma forma, ter um posicionamento que lhe permitisse influenciar a vida política regional".

"É fundamental que estes objetivos eleitorais sejam atingidos, não tanto pelo PCP, mas pelos açorianos e pelos Açores, porque estes últimos 16 anos de maiorias absolutas do PS revelam que o PS, mais do que não conseguir, não quis romper com um determinado modelo de desenvolvimento", declarou, exemplificando com o acentuar das assimetrias regionais.

Questionado sobre um eventual acordo do PCP com o PS para formar Governo, caso este partido não renove a maioria absoluta nas eleições legislativas regionais, à semelhança do que ocorreu com o executivo nacional, Aníbal Pires referiu que esta é matéria para ser tratada no período pós-eleitoral.

"Vamos esperar aquilo que o povo açoriano vai dizer no dia 16 de outubro e depois assumiremos as responsabilidades que o povo açoriano nos quiser conferir", acrescentou o cabeça de lista por São Miguel e pelo círculo de compensação, pelo qual foi eleito nesta legislatura.

O mandatário regional da candidatura da CDU é Jaime Pacheco, técnico da transportadora aérea SATA, que integra também a lista de São Miguel.

O PCP elegeu o seu primeiro deputado em 1984, com a coligação APU, e pelo círculo de São Miguel.

Nas últimas eleições regionais, a 14 de outubro de 2012, o PS elegeu 31 dos 57 lugares na Assembleia Legislativa dos Açores, enquanto o PSD, o maior partido na oposição, conquistou 20 mandatos. O CDS-PP tem três deputados no parlamento regional, enquanto BE, PCP e PPM conseguiram um mandato cada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório