Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Assembleia promete acompanhar vítimas de incêndios com "máxima atenção"

A Assembleia da República expressou hoje a sua "sentida solidariedade" com as vítimas dos incêndios e reconhecimento pelo "inestimável trabalhos" de todos que combatem as chamas, prometendo acompanhar com "a máxima atenção a evolução da situação".

Assembleia promete acompanhar vítimas de incêndios com "máxima atenção"
Notícias ao Minuto

13:34 - 12/08/16 por Lusa

Política Fogo

"A Assembleia da República afirma a sua sentida solidariedade com todas as vítimas deste flagelo e exprime, em nome do povo que representa, o seu reconhecimento pelo inestimável trabalho de todos os homens e mulheres que combatem neste momento os incêndios", é referido num comunicado assinado pelo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e pelo vice-presidente do parlamento José Manuel Pureza.

Sublinhando o trabalho de bombeiros, forças armadas e de segurança, profissionais de saúde, autarcas e populações, "que não se têm poupado a nenhum esforço para combater o fogo, tantas vezes com risco da própria vida", a Assembleia da República insta todos os portugueses a adotarem "comportamentos responsáveis" que previnam a ocorrência de fogos e promete acompanhar com "a máxima atenção a evolução da situação".

No comunicado é recordado que, por decisão unânime da conferência de líderes, representantes de todos os grupos parlamentares reuniram-se na quinta-feira com o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, com vista à obtenção de "uma informação detalhada sobre a situação dos incêndios que assolam o país".

Nesse encontro, é referido, o secretário de Estado fez um ponto de situação da evolução registada nos últimos dias, dos meios humanos e técnicos empregues, dos apoios internacionais concretos recebidos e dos cenários que estão elaborados face às previsões meteorológicas para os próximos dias.

"Esta informação foi aprofundada na visita que a delegação parlamentar efetuou seguidamente à Sala de Situação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em que o comando operacional forneceu aos deputados dados precisos sobre ocorrências, tipologia das respetivas causas e progressão da disposição das forças de combate aos incêndios", lê-se ainda no comunicado.

De acordo com dados disponíveis no 'site' da Autoridade Nacional de Proteção Civil, às 13:20 estavam ativos no continente 96 incêndios, que estavam a ser combatidos por mais de três mil bombeiros, apoiados por 987 viaturas e 31 meios aéreos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório