Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Incêndios: Secretário de Estado garante que haverá "reforço de meios"

O secretário de Estado da Administração Interna garantiu que continuam a haver meios para combater os incêndios.

Incêndios: Secretário de Estado garante que haverá "reforço de meios"
Notícias ao Minuto

16:39 - 11/08/16 por Inês André de Figueiredo

Política Jorge Gomes

Jorge Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, comentou, esta tarde, o drama dos incêndios que está a assolar Portugal e explicou que estão reunidas todas as condições necessárias para que o país ultrapasse este momento.

Mostrando que “o pior nunca passa” e que nos incêndios tudo o que vem “é sempre mau por pouco que seja”, o membro do Governo relembrou que as condições meteorológicas são fundamentais para mudar o rumo dos fogos.

“Temos condições climatéricas que não conseguimos controlar e estamos preparados porque vamos ter mais uns dias de extrema severidade em termos de calor. Esperemos é que o vento abrande. Se o vento abrandar as coisas não serão tão más, se o tempo continuar a ter vento como tivemos esta noite, de facto, torna-se um pouco complicado, mas estamos cá para resistir, para apoiar as nossas populações e para apoiar as mulheres e homens que estão no terreno com muita determinação para defender tudo o que é gente e património”, frisou.

Questionado sobre a falta de apoio de meios europeus, Jorge Gomes referiu que os outros países “têm também os seus problemas e não têm disponibilidade”. “Claro está que um esforço qualquer país pode fazer. A Europa não foi assim tão pronta para nós mas isso não deixou de nos motivar”, atirou Jorge Gomes, em sintonia com a ministra Constança Urbano de Sousa.

O secretário de Estado realçou ainda que vai haver “um reforço dos meios”, salvaguardando que há muitos meios no terrenos mas que ainda há mais meios prontos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório