Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Montenegro "muito à vontade" com viagens para ver jogos do Euro

O líder parlamentar do PSD disse hoje estar "muito à vontade" com as viagens para assistir a jogos do europeu de futebol, lamentando que a questão tenha sido aproveitada até por "companheiros" do partido para criar "dificuldades".

Montenegro "muito à vontade" com viagens para ver jogos do Euro
Notícias ao Minuto

22:53 - 10/08/16 por Lusa

Política PSD

"Assisti, conformado, a um aproveitamento que foi feito dessa situação, que visou muito diluir o efeito comunicacional da situação que era vivida por membros do Governo, e que também foi aproveitada até por alguns companheiros meus de partido para criar algumas dificuldades porque, infelizmente, também tenho a noção que há pessoa no meu partido que se preocupam mais com o meu futuro do que eu próprio", afirmou o líder da bancada do PSD, Luís Montenegro, em declarações aos jornalistas, no parlamento.

Luís Montenegro referia-se à polémica que se gerou por ter justificado as duas faltas que deu no parlamento para ir assistir a jogos do europeu de futebol, em França, com "trabalho político".

Confirmando que foi de facto assistir a dois jogos da seleção nacional, Luís Montenegro garantiu que não "não quis enganar ninguém" quando preencheu as justificações de falta com "trabalho político", tendo-se limitado "a traduzir aquilo que no parlamento é uma das justificações plausíveis para a ausências dos deputados e aquela que é utilizada quando os deputados participam em eventos da mais variada índole, locais, regionais, nacionais ou internacionais".

Luís Montenegro reiterou ainda que viajou a "expensas próprias" e que esteve em França a assistir aos jogos, uma vez na tribuna ao lado do primeiro-ministro e outra ao lado do Presidente da República e do presidente da Assembleia da República.

"Estou muito tranquilo e muito consciente, não me sinto minimamente diminuído se a mesa da Assembleia da República considerar essa justificação indevida, eu discordo se o fizer, mas, se o vier a fazer, acatarei essa decisão", acrescentou, lembrando que tem 14 anos de vida parlamentar com provas "mais do que suficientes de assiduidade e dedicação ao trabalho parlamentar".

"Estou muito à vontade relativamente a essas viagens e à participação que tive", vincou, insistindo que tendo assistido ao jogos na tribuna, ao lado das mais altas figuras do estado e ao lado da direção da Federação, que isso se integra naquilo que tem sido a utilização da figura de "trabalho político".

Quanto ao facto do vice-presidente da bancada do PSD Hugo Soares ter justificado a falta que deu quando também foi assistir a um jogo do europeu alegando "motivo de força maior", Luís Montenegro admitiu que essa justificação "não foi a mais correta".

O líder parlamentar adiantou ainda que tem a competência de visar todas as faltas justificadas com esse motivo, mas que não tem por hábito questionar qual o motivo de força maior que esteve por base da justificação e que, na altura, não se apercebeu que a falta de Hugo Soares se relacionava com o jogo da seleção.

"Nós percebemos muito bem que, numa altura em que uma questão completamente diferente atingia três membros do Governo, se tivesse criado aqui uma especulação muito grande a propósito dos deputados do PSD", disse ainda, considerando que tudo foi "densificado de maneira a poder diluir a atenção relativamente a um caso que tem contornos completamente diferentes e que deve ser escrutinado de forma completamente diferente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório