Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Eurodeputados querem que Europa ative mecanismos de apoio à Madeira

Eurodeputados portugueses do PSD e PCP solicitaram hoje à Comissão Europeia que ative o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e Fundo de Solidariedade da União Europeia para fazer face aos incêndios que têm assolado a Madeira nos últimos dias.

Eurodeputados querem que Europa ative mecanismos de apoio à Madeira
Notícias ao Minuto

16:41 - 10/08/16 por Lusa

Política Comissão Europeia

Numa carta dirigida ao presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, à comissária da Política Regional e ao comissário da Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, a eurodeputada do PSD, a madeirense Cláudia Monteiro de Aguiar, alerta para o "estado calamitoso em que a Região Autónoma da Madeira se encontra", solicitando "os melhores esforços para que o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e Fundo de Solidariedade da União Europeia possam ser ativados o mais rapidamente possível".

Já o eurodeputado do PCP Miguel Viegas, que vai visitar a ilha da Madeira para se inteirar dos problemas dos incêndios na sexta-feira, também questionou a Comissão Europeia sobre a aplicação de meios de ajuda solidária para a recuperação das zonas ardidas e de ajuda à população.

Miguel Viegas pergunta assim à Comissão Europeia qual a situação do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, já acionado entretanto pelo Governo português, "designadamente em relação aos montantes disponíveis de imediato para fazer face a esta tragédia".

"Pergunto igualmente se existem outros mecanismos disponíveis, designadamente ao nível do Fundo de Solidariedade da União Europeia", acrescenta o eurodeputado.

Já a eurodeputada do PSD, na carta que enviou, alerta para uma "calamidade", que já desalojou centenas de concidadãos, afetou as infraestruturas básicas de vida e destruiu toda a riqueza natural da ilha.

"Estão em causa a Economia Regional que vive de e para o Turismo, os 250 mil madeirenses que residem na ilha, o património Ambiental, Histórico e Cultural. São cidadãos europeus e ilhéus que estão a ser afetados por esta calamidade", avisa.

O eurodeputado comunista Miguel Viegas enviou uma outra pergunta sobre os incêndios em Portugal Continental, explicando que "Portugal tem sido, nestes últimos dias, fustigado por uma vaga de incêndios de enormes proporções com impactos significativos, seja em termos ambientais, seja em termos sociais e económicos".

"Face aos enormes prejuízos que continuam a aumentar, pergunto à Comissão Europeia quais os instrumentos da UE e respetivos envelopes financeiros que podem ser disponibilizados de forma imediata para acudir às populações, designadamente ao nível do Fundo de Coesão, através do programa «Valorização do Território», do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE) ou do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia", questiona.

O Funchal foi o concelho mais afetado pelos incêndios que deflagraram na tarde de segunda-feira, e provocaram três vítimas mortais na zona da Pena (Santa Luzia), cerca de mil desalojados, dezenas de casas destruídas e avultados prejuízos materiais.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se hoje à tarde à Madeira e o primeiro-ministro, António Costa, segue para o Funchal na quinta-feira para se inteirarem da situação na ilha provocada pelos incêndios.

Os hospitais dos Marmeleiros e João de Almada, os lares de idosos de Santa Isabel e Vale Formoso, as clínicas de Santa Luzia e Santa Catarina, além de centenas de moradias tiveram de ser evacuados.

A zona histórica de São Pedro, na baixa da cidade, foi uma das áreas onde chegou o fogo, tendo sido necessário retirar hóspedes de uma das unidades hoteleiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório