Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente da República e primeiro-ministro vão à Madeira

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, desloca-se hoje à tarde à Madeira e o primeiro-ministro, António Costa, segue para o Funchal na quinta-feira para se inteirarem da situação na ilha provocada pelos incêndios.

Presidente da República e primeiro-ministro vão à Madeira
Notícias ao Minuto

11:41 - 10/08/16 por Lusa

Política Incêndios

Fonte do gabinete do primeiro-ministro informou que o Presidente da República e o primeiro-ministro acordaram em conjunto estas duas deslocações à Madeira.

O primeiro-ministro vai reunir-se na quinta-feira com o Governo Regional e com os presidentes das três câmaras municipais mais afetadas pelos incêndios, adiantou a mesma fonte. António Costa fará esta deslocação de trabalho após o levantamento do Governo Regional das necessidades de reconstrução e apoio às populações.

O Presidente da República, que está no concelho de Gouveia a visitar área ardida e por ocasião do centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, regressará ainda hoje ao continente.

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, ficará no continente e nos próximos dias percorrerá os locais mais atingidos pelas chamas. Quem acompanhará o primeiro-ministro na visita à Madeira o ministro da Defesa Nacional, José Azeredo Lopes e o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. 

Três pessoas morreram na terça-feira, no Funchal, na sequência dos incêndios que deflagraram no concelho na segunda-feira.

O Governo regional adiantou que uma pessoa está dada como desaparecida.

Os incêndios provocaram ainda dois feridos graves, cerca de mil desalojados, entre residentes e turistas, e muitas casas e um hotel (Choupana Hills) foram consumidos pelas chamas.

O fogo desceu à cidade na noite de terça-feira e afetou o centro histórico de São Pedro.

Os prejuízos materiais são avultados, mas não estão ainda contabilizados.

Cerca de 115 efetivos de Lisboa e outros 30 dos Açores foram enviados para a Madeira para reforçar as equipas no combate aos incêndios.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório