Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

PSD é contra "imposto absurdo" e quer ver Esquerdas a pronunciarem-se

Tendo em conta as alterações no IMI, o PSD reagiu esta tarde e levará a decisão ao Parlamento.

PSD é contra "imposto absurdo" e quer ver Esquerdas a pronunciarem-se
Notícias ao Minuto

16:15 - 02/08/16 por Inês André de Figueiredo

Política Leitão Amaro

O deputado António Leitão Amaro reagiu à publicação do diploma que permite que o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) possa aumentar ou diminuir consoante a exposição solar ou a qualidade ambiental da habitação. Perante tais condições, o social-democrata garante tratar-se de um “imposto absurdo”.

Em nome do PSD, o vice-presidente do Grupo Parlamentar defendeu que esta decisão “não merece apoio” e que o partido liderado por Passos Coelho é “contra este aumento de impostos”. Mais ainda, o deputado realçou que há uma posição contra esta decisão por esta ser “subjetiva”.

“Dentro de todas as possibilidades de formação do IMI, este indicador em particular é o mais subjetivo, o mais arbitrário” por não incidir apenas sobre um fator.

Leitão Amaro explicou também que o PSD não é a favor “porque a autorização legislativa que o Parlamento aprovou permitiria uma decisão de sentido diferente”.

“Permitiria que o Governo tivesse optado por baixar e não por aumentar os impostos mas, mais uma vez, tal como aconteceu com os combustíveis, o Governo optou pela pior decisão para os portugueses, para os contribuintes, para os proprietários de habitações, escolhendo aumentar os impostos”, salvaguarda.

Desta forma, o PSD irá apresentar um requerimento que pretende levar a votos no Parlamento estas alterações ao IMI. “Queremos ver agora como se pronunciarão todas as Esquerdas, sem exceção, como vão ou não aceitar este absurdo fiscal”, explica.

“Este Governo de Esquerdas já nos habituou que, sempre que pode, e às vezes quando não pode, opta por aumentar os impostos”, concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório