Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

"A hipocrisia do FMI é novidade para quem?"

Isabel Moreira não poupou nas críticas ao Fundo Monetário Internacional depois de o organismo de avaliação independente do FMI ter elaborado um relatório onde aponta a existência de erros nas estimativas no que aos impactos orçamentais no programa de ajustamento para Portugal e Grécia dizia respeito.

"A hipocrisia do FMI é novidade para quem?"
Notícias ao Minuto

11:12 - 30/07/16 por Patrícia Martins Carvalho

Política PS

O relatório em causa é claro: o FMI “não anteviu a magnitude dos riscos” que Portugal e a Grécia enfrentaram durante a crise, da mesma forma que “não viu o crescimento dos riscos do sistema bancário em alguns países”.

Perante isto, a deputada socialista Isabel Moreira não poupou na atribuição de críticas dirigidas à instituição internacional.

“A hipocrisia do FMI é novidade para quem?”, questiona, para depois afirmar que “desde os anos 80 que o FMI é uma organização ideológica, adepta do liberalismo económico que seja útil às economias fortes, destruindo as economias e as políticas dos países do sul deste planeta”.

Depois de ler a conclusão do relatório elaborado pelo Independent Evaluation Office, Isabel Moreira pede uma “cimeira com o Barroso, o Passos Coelho, o Portas, os donos da UE” para que seja feita uma “declaração conjunta”.

Contudo, a socialista admite que tal “não vai servir de muito porque quem levou com a ‘doutrina’ no que tinha para comer, para estudar, para se manter em casa, para não emigrar, para não ser explorado não vai recuperar nada com declarações.

Não brinquem com as pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório