Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Executivo deve ser "assertivo quanto à autonomia face a Belém"

O constitucionalista Vital Moreira considera que o Governo de António Costa deveria reforçar, em público, a sua autonomia perante Bruxelas e Belém.

Executivo deve ser "assertivo quanto à autonomia face a Belém"
Notícias ao Minuto

08:13 - 30/07/16 por Patrícia Martins Carvalho

Política Vital Moreira

A primeira farpa vai diretamente para a Comissão Europeia. No blogue ‘Causa Nossa’, que Vital Moreira assina com a também socialista Ana Gomes, o constitucionalista lembra que a Comissão Europeia “entende que Portugal tem de fazer um esforço adicional para realizar a meta orçamental deste ano e permite-se indicar quais as medidas a tomar”.

No entanto, o ex-eurodeputado do PS sublinha que Bruxelas “não tem nenhum poder de dizer ao país como deve alcançá-lo [limite do défice]”.

“Isso cabe às autoridades nacionais decidir”, vincou.

A segunda farpa vai em direção a Belém e tem Marcelo Rebelo de Sousa como alvo principal.

Ainda sobre o mesma tema, Vital Moreira pegou nas palavras do Presidente que, após a decisão de Bruxelas em não aplicar sanções, “achou por bem enunciar quais deve ser agora as prioridades políticas do Governo”.

Perante estas declarações, o socialista lembra que o Chefe de Estado “não tem poderes de superintendência política sobre o Governo, cuja condução política compete exclusivamente ao primeiro-ministro e ao Conselho de Ministros”.

Posto isto, Vital Moreira é perentório: “Gostaria de ver o Governo mais assertivo publicamente quanto à sua autonomia face a Bruxelas e Belém”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório