Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Tensão entre PS e PSD marcou audição de ministro das Finanças

A audição de hoje do ministro das Finanças na comissão de inquérito à Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi marcada por uma tensão evidente entre os partidos, nomeadamente PS e PSD, com o presidente da comissão a interromper por várias vezes os trabalhos.

Tensão entre PS e PSD marcou audição de ministro das Finanças
Notícias ao Minuto

20:04 - 29/07/16 por Lusa

Política Inquérito

O social-democrata José Matos Correia, presidente da comissão de inquérito, chamou por diversas vezes a atenção dos deputados, nomeadamente da bancada do PS e PSD, sobre os apartes parlamentares e, inclusive, discussões e conversas tidas à margem enquanto Mário Centeno escutava perguntas.

Reconhecendo ser normal haver posições políticas diferentes e visões opostas sobre um mesmo assunto, Matos Correia reclamou dos deputados um "nível de conflitualidade dentro dos limites", lembrando que os trabalhos estavam a ser seguidos não só em sede de comissão, por funcionários e jornalistas, mas também pelos portugueses que tenham optado por seguir os trabalhos via televisão.

Mário Centeno foi hoje ouvido durante cerca de quatro horas no parlamento e encerrou o primeiro lote de audições na comissão de inquérito: na quarta-feira foi ouvido o ainda presidente da CGD, José de Matos e na quinta-feira os deputados escutaram as palavras do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa.

A comissão de inquérito à Caixa, imposta potestativamente por PSD e CDS-PP, tomou posse a 05 de julho na Assembleia da República, e é presidida pelo deputado do PSD José Matos Correia.

A comissão debruça-se, por exemplo, sobre a gestão do banco público desde o ano 2000 e aborda ainda o processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, atualmente em negociação com Bruxelas.

Os trabalhos dos parlamentares são agora interrompidos para férias e a comissão de inquérito retoma a sua atividade no começo de setembro.

PPF/ACL/VAM // JPF

Noticias Ao Minuto/Lusa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório