Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

“Desemprego já está abaixo do objectivo do Governo para este ano"

O deputado defende que na realidade a taxa de desemprego não se mantém inalterada, como tem sido veiculado na comunicação social.

“Desemprego já está abaixo do objectivo do Governo para este ano"
Notícias ao Minuto

18:45 - 28/07/16 por Notícias Ao Minuto

Política Tiago Barbosa

O deputado do Partido Socialista, Tiago Barbosa Ribeiro, utilizou a sua página de Facebook para fazer um esclarecimento sobre os dados do desemprego divulgados hoje pelo INE.

“O INE está com um grave problema na divulgação dos números do desemprego, que oculta uma redução significativa”, começa por escrever o socialista, sublinhando que, ao contrário do que foi hoje noticiado, a taxa de desemprego de junho “não está inalterada” face a maio: “É a mais baixa desde 2009!”, frisa.

E explica porquê. “A taxa está neste momento em 11,2%, mas isso só é ‘igual’ a maio se considerarmos uma revisão em baixa de 0,4 pontos percentuais do valor desse mês. É que o INE fez agora uma revisão em baixa da taxa de desemprego de Maio, passando-a de 11,6% para 11,2%”, escreve.

Tiago Barbosa Ribeiro chama a atenção para o facto de o INE ter de fazer correcções aos valores preliminares, mas divulgar a comparação entre o valor estimado no mês anterior (entretanto revisto em baixa) com a estimativa para o mês actual e não com o valor corrigido.

“Na realidade, entre Abril e Junho, o número de desempregados diminuiu 23 mil e a taxa já está abaixo do objectivo do Governo para este ano”, remata o deputado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório