Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Ingerência! Como podem roubar-nos as nossas sanções?"

Rui Tavares brinca com o cancelamento das sanções que a Comissão Europeia planeava aplicar a Portugal e Espanha.

"Ingerência! Como podem roubar-nos as nossas sanções?"
Notícias ao Minuto

21:18 - 27/07/16 por Goreti Pera

Política Rui Tavares

As reações não param de chegar, no dia em que a Comissão Europeia decidiu não multar Portugal por não ter cumprido as metas do défice em 2015.

Rui Tavares foi um dos que usou as redes sociais para se congratular com a decisão de Bruxelas, usando um tom jocoso.

“Há muita gente em Portugal que vai começar a ressacar esta tarde. Chamemos-lhe os sancionalistas. Queriam ver o governo punido ou queriam ver uma rotura com a UE. Durante meses, torceram por uma batalha apocalíptica entre ‘esquerdalhas’ e ‘neoliberais’. E hoje a Comissão decidiu anular as sanções a Espanha e a Portugal”, começou por escrever o fundador do partido Livre, partindo para a ironia.

“O escândalo vai ser grande. Ingerência! Chantagem! Como podem roubar-nos as nossas sanções? Já estávamos habituados a elas!”, brincou, sem deixar de explicar o que “significa esta decisão hoje”: “Que acabou o psicodrama. Não adianta guardarem um pouco de neurose para a mítica ‘suspensão de fundos’. As recomendações para os objetivos do défice são perfeitamente plausíveis e estão até aquém dos objetivos do Governo, sem quaisquer planos B. Portugal poderá sair em breve do procedimento por défice excessivo. A linha dura de Dombrovskis foi derrotada na Comissão e a de Schäuble no Conselho”

Para Rui Tavares, “o nosso grande debate dos últimos anos foi: é possível Portugal governado à esquerda e na Europa?”. “Há quem tenha respondido sempre ‘sim’, e fomos por isso criticados, zombados e isolados. Há quem tenha respondido sempre ‘não’ e fizeram figura de gente séria quando estavam só a contribuir para a neurose coletiva. Mas são esses que agora ficam sem nada para dizer. Um conselho: procurem um discurso novo sobre Portugal e a Europa”, rematou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório