Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

PS defende que Governo alcançou "indiscutível grande vitória"

A secretária-geral adjunta do PS considerou hoje que a decisão da Comissão Europeia de cancelar o processo de sanções a Portugal constituiu "uma indiscutível grande vitória" do Governo, contrariando a "subserviência" do anterior executivo face a Bruxelas.

PS defende que Governo alcançou "indiscutível grande vitória"
Notícias ao Minuto

16:51 - 27/07/16 por Lusa

Política Sanções

Esta posição consta de uma carta enviada por Ana Catarina Mendes aos presidentes das federações e das concelhias do PS, à qual a agência Lusa teve acesso.

A "número dois" da direção do PS sustenta que a decisão de não aplicação de sanções a Portugal "é uma indiscutível grande vitória do Governo do PS e de Portugal, que deve ser devidamente assinalada - e é a demonstração de que vale a pena ter uma voz firme na Europa na defesa dos interesses nacionais, ao contrário da subserviência que o anterior Governo sempre exibiu e que os partidos da direita continuam a defender".

"A decisão é igualmente uma derrota da direita que, como as recentes declarações de Pedro Passos Coelho apontavam, parecia apostar na efetivação das sanções a Portugal como arma de arremesso político-partidário, não sabendo colocar os interesses nacionais acima dos interesses partidários", critica a secretária-geral adjunta do PS.

Segundo Ana Catarina Mendes, ao contrário da atuação política do PSD e do CDS-PP, destacou-se neste processo "a convergência entre órgãos de soberania que, certamente, contribuiu para este resultado".

"Esta decisão da Comissão Europeia surge, aliás, na mesma semana em que os números da execução orçamental relativos ao primeiro semestre sustentam uma trajetória de franca recuperação em matéria de défice, reforçando a convicção que será possível termos este ano o défice mais baixo de há muitos anos a esta parte e podermos cumprir as regras europeias nessa matéria, ficando abaixo dos 3%, escapando a um processo por défice excessivo", defende ainda a secretária-geral adjunta do PS.

Ana Catarina Mendes advoga depois que, tanto a não aplicação de sanções a Portugal, como os mais recentes resultados da execução orçamental, são "acontecimentos importantes desta semana".

"Acontecimentos que devem orgulhar os portugueses em geral, os socialistas em particular, porque resultam de uma ação política e governamental assente no cumprimento dos nossos compromissos", acrescenta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório