Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Valorizamos muito a política de corte com o passado"

O líder da CGTP esteve hoje reunido com Marcelo Rebelo de Sousa.

"Valorizamos muito a política de corte com o passado"
Notícias ao Minuto

15:53 - 26/07/16 por Carolina Rico

Política Arménio Carlos

Arménio Carlos fez um balanço positivo do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa em Belém, durante o qual se discutiu as previsões para o Orçamento do Estado para 2017.

O Presidente da República está a receber os parceiros sociais esta terça-feira, num encontro que Marcelo definiu como uma reunião de rotina, com intervalos de dois meses e meio, que quis implementar durante o seu mandato.

“Valorizamos muito aquilo que foi a política de corte com passado. Estamos agora numa segunda fase, depois da reposição, vamos passar à melhoria”, disse o líder da CGTP aos jornalistas.

No próximo Orçamento do Estado Arménio Carlos pede que esteja contemplada uma “resposta aos problemas dos trabalhadores da administração pública mas também à melhoria dos serviços públicos”

Esta resposta passa pelo “desbloqueamento dos salários e das carreiras” e o fim do “modelo de baixos salários e trabalho precário”.

“O aumento dos salários é uma despesa boa, mas há uma despesa má que tem de ser cortada, como as parcerias público privada”, considera.

Para “alcançar a estabilidade”, diz Arménio Carlos, o Governo “deve ouvir melhor as propostas dos sindicatos da CGTP: A estabilidade não resulta apenas da resposta aos problemas mas também à aceitação das pessoas relativamente à solução encontrada”, lembra.

A CGTP defendeu ainda o fim da "conceção bipartida" na indicação de personalidades para órgãos institucionais e advogou que todos os partidos políticos devem ser envolvidos na escolha do novo presidente do Conselho Económico e Social.

O líder da Inter apontou o dedo ao PSD que acusou de "má fé" no processo de eleição do novo presidente do CES.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório