Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

A euforia da Esquerda e o drama da Direita perante contas

Os dados da execução orçamental até junho revelaram que o défice foi reduzido em 971,2 milhões de euros, tendo a receita fiscal aumentado 2,7%, que se traduz em 18 mil milhões de euros. Em sentido oposto, os pagamentos em atraso aumentaram 225 milhões de euros no primeiro semestre do ano.

A euforia da Esquerda e o drama da Direita perante contas
Notícias ao Minuto

09:12 - 26/07/16 por Patrícia Martins Carvalho

Política Execução

O secretário de Estado do Orçamento, João Leão, considerou “muito positiva” a evolução do primeiro semestre em “termos de contabilidade pública”.

Para o governante esta evolução vem “associada a um conjunto de outros indicadores que já vêm em contabilidade nacional”.

João Leão garantiu que a devolução de 40% dos cortes salariais, que ainda será feita, “não é um fator de risco” e, por isso, não está “preocupado”.

Em traços gerais, o secretário de Estado do Orçamento considerou que os dados revelados ontem apontam para o facto de que a “execução orçamental tem estado a correr bastante bem e em linha com o previsto”.

Do lado de um dos parceiros de maioria parlamentar, a posição é semelhante, com Catarina Martins a utilizar estes números para ‘atacar’ Bruxelas.

“O facto de termos dados positivos de execução orçamental é só mais um fator que deve levar à determinação do nosso país de recusar a chantagem europeia para que haja cortes, rejeitar as sanções”.

A coordenadora bloquista disse ainda que o que “nos dizem os dados da execução orçamental é que o nosso país precisa de uma determinação para defender quem aqui vive”.

João Galamba representou o Partido Socialista descrevendo como “positivos” os resultados que, defendeu, “confirmam aquilo que o Governo tem dito de que a execução está em linha com o esperado e que não há justificação para qualquer drama ou para anúncios catastrofistas em torno do cumprimento das metas orçamentais”.

Ainda assim, o socialista alertou que não se deve “embandeirar em arco, porque este é um exercício orçamental muito difícil”.

Contudo, este sentimento de otimismo e confiança não abunda na oposição, como seria de esperar.

Cecília Meireles, do CDS, sublinhou que a “cada mês que passa, e passado este primeiro semestre, torna-se muito visível o péssimo hábito de regressar ao passado de empurrar o problema com a barriga”, referindo-se aos pagamentos em atraso.

A deputada centrista lançou ainda a farpa, dizendo que “fica cada vez mais claro que este é, de facto um orçamento de austeridade porque se olharmos para os resultados vemos que são construídos à volta de um aumento da receita fiscal”.

Por seu turno, Duarte Pacheco, do PSD, disse que os partidos que apoiam o Governo estão “eufóricos”, lembrando que a “receita cresce muito abaixo do estimado, nomeadamente em vários impostos, o que prova que a economia está praticamente à beira da estagnação”.

O social-democrata apontou ainda que a despesa está “maior do que a de 2015” e isto “apesar de o Governo fazer um corte brutal no investimento”, o que, na sua ótica, é quase como um ‘truque de magia’.

“Este corte, de praticamente 20%, faz com que a receita compense a redução de despesa prevista e automaticamente o défice cai”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório