Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

"Realidade não contrariou" quem disse que se podia governar à Esquerda

Rui Tavares recorre a números mais recentes do défice para defender a sua posição.

"Realidade não contrariou" quem disse que se podia governar à Esquerda
Notícias ao Minuto

22:19 - 25/07/16 por Pedro Filipe Pina

Política Rui Tavares

O líder do Livre reagiu esta tarde nas redes sociais aos números mais recentes das contas do Estado. "A melhoria do défice do primeiro semestre excede largamente o valor previsto no Orçamento do Estado de 2016", referira antes o Ministério das Finanças.

“Os dados da execução orçamental relativos ao primeiro semestre dão força à probabilidade um défice para 2016 bem abaixo dos três por cento”, escreve Rui Tavares, acrescentando que “isto significa que Portugal pode, salvo surpresa, sair do procedimento por défice excessivo no fim deste ano”.

Na perspetiva do antigo eurodeputado bloquista, “vai ser interessante seguir as reações. A Direita que antes lançava o alarme da explosão do défice irá agora virar o disco para se queixar, provavelmente, do esmagamento da despesa”.

Rui Tavares, no entanto, não se mostra apenas curioso com reações à Direita. “Alguma Esquerda que alegava ser impossível fazer políticas de esquerda e acertar as contas ao mesmo tempo não desejará, por agora, notar que a ‘contradição insanável’ era mais retórica do que real”, afirma na publicação no Facebook.

O líder do Livre realça também que “se as supostas sanções servem para levar um país a tomar medidas eficazes para controlar o défice, elas tornam-se desnecessárias num momento em que o défice está controlado”. Esta será, portanto, uma questão a ter em conta na hora de debater em Bruxelas eventuais sanções.

“Nada está ainda garantido — e nunca foi dito que este caminho era fácil. Mas hoje todos aqueles (que a certa altura eram muito poucos) que defenderam que Portugal poderia ser governado à esquerda e na Europa em simultâneo, podem confirmar que a realidade não os contraria”, acrescenta ainda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório