Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"Seremos aliados do Governo no combate às sanções"

Catarina Martins afirma que o Bloco de Esquerda estará

"Seremos aliados do Governo no combate às sanções"
Notícias ao Minuto

16:48 - 25/07/16 por Pedro Filipe Pina

Política Catarina Martins

Fizemos um acordo para uma maioria parlamentar que parasse o empobrecimento, recuperasse rendimentos e protegesse Estado Social. Esse é o nosso compromisso desde o primeiro minuto e esperamos continuar”, afirma Catarina Martins, fazendo já referência ao futuro Orçamento do Estado.

A afirmação surgiu à saída de reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, num dia em que o Presidente da República tem estado reunido com representantes dos partidos com assento parlamentar. Depois de PAN, Os Verdes e o PCP, agora foi a vez do Bloco de Esquerda.

“Reconhecemos limitações no percurso que está a ser feito, temos divergências com o Governo que são conhecidas, mas fazemos o balanço de que o acordo que fizemos tem estado a ser cumprido”, afirmou a líder bloquista, admitindo que “há sempre dificuldades [nas negociações] mas olhar as dificuldades de frente, ser capaz de conversar, de criar soluções, tem sido o que permitiu parar o empobrecimento”.

Sobre a Europa, diz Catarina Martins que se deve “recusar nas instituições europeias” as sanções. “Bater-nos-emos contra as sanções. Seremos aliados do Governo no que for combater as sanções”, acrescentando que “as sanções são feitas sobre o governo anterior que, com tanto sacrifício que impôs a toda a gente, conseguiu ter más execuções orçamentais”.

No ponto de vista interno, “a melhor forma de combater a chantagem é prepararmos um orçamento do Estado que é fiel ao acordo que fizemos”.

Sobre o futuro Orçamento, o Bloco de Esquerda realça que o documento ainda não se conhece, nem estará feito e que “até agora o Governo não deu nenhuma indicação de que não queria respeitar” o acordo que juntou a maioria parlamentar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório