Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Governo Regional dos Açores desmente verbas em atraso às IPSS

A secretaria regional da educação e cultura dos Açores assegurou que não existe "qualquer atraso na transferência das verbas contratualizadas" com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), numa nota enviada às redações.

Governo Regional dos Açores desmente verbas em atraso às IPSS
Notícias ao Minuto

12:57 - 23/07/16 por Lusa

Política Secretária

Segundo o esclarecimento da secretaria regional da educação e cultura a "última tranche de 2016 será paga, como tem sido prática, em setembro/outubro, pelo que não há qualquer atraso".

Na mesma nota refere-se que a "comparticipação mensal de apoio, criada por legislação regional, destina-se exclusivamente a permitir a redução dos custos suportados pelas famílias" e que visa "apoiar a componente educativa e não os custos fixos da instituição" como salários.

Este esclarecimento surge na sequência de uma denúncia feita na sexta-feira pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP) nos Açores alegando que os ordenados dos funcionários de várias IPSS estão em risco, porque o Governo Regional está a transferir verbas protocoladas com meses de atraso.

"As IPSS com jardins-de-infância queixam-se junto do SINTAP de estarem a viver dias de grandes dificuldades financeiras porque a secretaria regional da Educação se continua a atrasar na transferência das respetivas comparticipações financeiras destinadas a suportar o funcionamento daqueles equipamentos sociais, ameaçando e comprometendo assim o pagamento dos salários dos respetivos trabalhadores", salientou Orlando Esteves, dirigente do SINTAP/Açores, numa conferência de imprensa realizada em Angra do Heroísmo.

Em causa está um protocolo da secretaria regional da educação com as IPSS com jardim-de-infância, que prevê a transferência de 100 euros por criança, em cada trimestre.

De acordo com Orlando Esteves, antes a tutela transferia as verbas no início do trimestre, mas há vários anos que deixou de fazê-lo, colocando dificuldades à gestão das instituições.

A título de exemplo, o dirigente sindical disse que a verba referente ao período de abril a junho do ano passado só foi transferida em outubro ou novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório