PSD lembra que suspendeu contrato do TGV devido a chumbo do TC

O PSD alertou hoje que o anterior Governo não assinou o contrato do TGV, relativamente ao qual o Estado foi condenado a pagar quase 150 milhões de euros, porque o documento foi chumbado pelo Tribunal de Contas.

Notícia

© Pixabay

Lusa
21/07/2016 13:26 ‧ 21/07/2016 por Lusa

Política

Justiça

 

"O contrato [da obra de execução do TGV] foi feito [com o consórcio Elos] pelo anterior Governo do PS e foi suspenso pelo anterior Governo do PSD. Mas este contrato foi chumbado pelo Tribunal de Contas (TdC). Era impossível assinar um contrato chumbado pelo TdC", justificou Luís Leite Ramos, vice-presidente do grupo parlamentar do PSD, à margem de uma conferência de imprensa sobre portagens, no Porto.

Para o PSD, a condenação do Tribunal Arbitral, hoje divulgada, alerta para os "riscos" que o atual executivo socialista "está a correr com a reversão dos contratos dos transportes" de Lisboa e do Porto".

De acordo com Luís Leite Ramos, no caso da concessão dos transportes, o TdC "ainda não se pronunciou", facto que representa "um risco de indemnizações mais significativas" por travara o processo.

"O contrato do TGV foi chumbado pelo TdC e, mesmo assim, o Tribunal Arbitral decidiu que há direito a indemnização", frisou o deputado.

Para o social-democrata, o Governo já disse, "e bem, que vai recorrer" da decisão relativa ao TGV.

No caso da reversão da concessão dos transportes, o PSD quer saber se "o Governo acautelou todos os riscos" e se "o interesse está plenamente garantido".

O Estado foi condenado a pagar quase 150 milhões de euros ao consórcio Elos, que ganhou a obra de execução do TGV (comboio de alta velocidade), mas vai recorrer da decisão do Tribunal Arbitral, noticia hoje o Público.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas