Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

"Na política vale a pena ser mentiroso"

Há 27 anos presidente da Câmara de Caldas da Rainha, Fernando Costa afirma, em entrevista ao jornal i, que "na política vale a pena ser mentiroso" e alerta que o eleitor é demasiado permissivo, defendendo que devia existir responsabilização criminal de políticos e gestores públicos.

"Na política vale a pena ser mentiroso"
Notícias ao Minuto

07:32 - 10/04/13 por Notícias Ao Minuto

Política Entrevista

Em entrevista ao jornal i, o presidente da Câmara de Caldas da Rainha, e actual candidato a Loures, afirma que “vale a pena ser criminoso” na política.

“Enquanto não houver responsabilização criminal dos políticos e presidentes de empresas públicas que levam as empresas à falência, quantas vezes dolosamente ou por negligência e quantas vezes, todos sabemos, por negócios escuros, a simples alternância política não é pena, porque hoje sai, mas amanhã, daqui a quatro anos, está de volta”, diz Fernando Costa, sintetizando que “vale a pena ser criminoso” na política portuguesa.

A propósito do regresso de José Sócrates como comentador na RTP, o autarca diz que “para ser comentador é preciso ter regras deontológicas, isenção, honorabilidade, tem de ter a seu favor algum crédito intelectual”. “Mas ele vem por todos os princípios e todas as razões que não são estas. Lamento profundamente”, acrescenta. E no que respeita o facto de o antigo primeiro-ministro não ser remunerado, Fernando Costa responde que “ainda é mais perverso”.

Na mesma entrevista e questionado sobre se sente paralisado devido à indefinição quanto á limitação de mandatos, Fernando Costa diz que se sente sim “zangado com a Assembleia da República e com os partidos”, e frisa que, se fosse presidente da Assembleia da República, já tinha dado um puxão de orelhas aos deputados, que são quem deve decidir nesta matéria. O autarca considera “ridículo” que o Parlamento não esclareça esta matéria, “sobretudo depois da chamada de atenção feita pelo Presidente da República e pelo provedor de Justiça”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório