Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Este Governo nasceu para enfrentar e resolver desgraças"

Aplicar sanções a Portugal seria "incompreensível, injusto, injustificado e imoral”, defende António Costa.

"Este Governo nasceu para enfrentar e resolver desgraças"
Notícias ao Minuto

14:00 - 29/06/16 por Carolina Rico

Política António Costa

António Costa participou hoje numa reunião informal inédita que hoje juntou em Bruxelas os líderes de 27 Estados-membros da União Europeia (UE) para debater a saída do Reino Unido do seu seio.

Em declarações ao jornalistas, o primeiro-ministro diz ter falado com Jean-Claude Juncker e com "vários colegas e no Conselho" Europeu sobre a eventual aplicação de sanções a Portugal.

“Nem todos concordando, mas todos percebendo que, com tantos problemas que a Europa tem […] acrescentar uma nova crise a propósito de duas décimas que o anterior Governo não terá cumprido não faz sentido”.

Na sua opinião, “a aplicação de qualquer tipo de sanção a Portugal seria incompreensível, injusta, injustificada e até diria imoral”.

Independentemente do que o futuro ditar neste sentido, o país estará preparado, garante.

“Este é um Governo que nasceu para enfrentar e resolver desgraças” e “está preparado para todas as piores previsões porque todas as semanas há previsão de uma desgraça na semana a seguir”.

“Já passaram seis meses e essas desgraças ou não se confirmaram ou, tendo ocorrido, foram ultrapassadas”, notou.

António Costa, admitiu, contudo, que o "cenário internacional" poderá levar a alguma atualização sobre "evoluções futuras da economia portuguesa" na apresentação do Orçamento de Estado para 2017.

Quanto a 2016 os "dados estão lançados e, felizmente, dão contas certas", assegura.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório