Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Convenção do Bloco pede "liberdade já" para jovens presos em Angola

Uma intervenção pedindo liberdade para os presos políticos em Angola levantou hoje a quase totalidade delegados presentes no arranque do segundo dia da X Convenção do Bloco de Esquerda (BE), em Lisboa.

Convenção do Bloco pede "liberdade já" para jovens presos em Angola
Notícias ao Minuto

11:45 - 26/06/16 por Lusa

Política Reunião

O tema foi trazido à reunião magna bloquista por Jorge Silva, ativista pelos direitos dos imigrantes e representante do Bloco Democrático de Angola em Portugal.

No final da sua intervenção, de cerca de quatro minutos, os presentes no pavilhão do Casal Vistoso levantaram-se e gritaram: "Liberdade já".

O delegado referia-se ao caso dos 17 jovens ativistas presos em Luanda (capital angolana) desde junho de 2015 e entretanto condenados até oito anos e meio de prisão por atos preparatórios para uma rebelião e associação de malfeitores, penas que começaram a cumprir em março desde ano, apesar dos recursos da defesa.

Pouco depois, o antifascista Camilo Mortágua falaria e, declarando ser "talvez o delegado mais velho" nos trabalhos, deixou um recado interno e outro externo.

O Bloco, disse o pai das deputadas Mariana Mortágua e Joana Mortágua, deve reforçar a sua "cooperação" interna, e no que refere à "geringonça", Camilo Mortágua foi claro: "A geringonça é uma coisa que necessita de paixão, dedicação, empenho. É uma máquina pouco sólida e que precisa de paixão".

"A geringonça precisa de dedicação, a máquina alemã só precisa de submissão", desafiou.

O segundo e último dia da convenção do Bloco termina hoje com uma intervenção da porta-voz do partido, Catarina Martins.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório