Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Deveria proibir-se "pensões e subvenções a políticos antes dos 65 anos"

O fundador do Clube dos Pensadores é a favor da reforma da Segurança Social, mas considera que para esse efeito é necessário mexer nas reformas antigas.

Deveria proibir-se "pensões e subvenções a políticos antes dos 65 anos"
Notícias ao Minuto

10:15 - 09/06/16 por Andrea Pinto

Política Joaquim Jorge

Joaquim Jorge escreve hoje uma crónica sobre a reforma da Segurança Social, tema trazido à liça pelo PSD e que recebe a aprovação do fundador do Clube dos Pensadores. Porém, defende que há algo importante a ter em conta: deve ser proibido “com efeitos imediatos, todo o tipo de benesses em forma de pensão ou subvenção vitalícia a políticos, dirigentes políticos, entre outros, antes dos 65 anos”.

“O lema seria uma pessoa - uma pensão. Mas o que acontece, é uma pessoa - uma pensão, porventura uma subvenção vitalícia e um emprego”, escreve Joaquim Jorge, lembrando ainda que “quem se reformou até 2005 teve um cálculo de pensão muito favorável, mas quem se reformou depois de 2005, foi sempre a perder direitos”.

Deve acabar-se com estas diferenciações, sublinha, referindo ainda que “Portugal precisa de exemplos. Esse exemplo deve vir de quem faz as leis: governo e deputados”.

Joaquim Jorge indica que é necessário “aproveitar-se o momento para estabelecer regras limpas e de equidade”, e que cada processo deve ser analisado em separado para “distribuir o mal pelas aldeias”.

“A democracia deve consubstanciar elites pensantes, não elites com os bolsos cheios ou chico-espertos ou aproveitadores de leis enviesadas”, considera, salientando que é contra quem “usufrui de uma pensão choruda, por um cargo exercido nos últimos anos e não pela sua efetiva contribuição para a Segurança Social ou Caixa de Aposentações”.

Por tudo isto, frisa ser errado “o princípio da não retroatividade, isto é o que está para trás [de 2005] não se mexe" e considera que “a verdadeira reforma da Segurança Social é o recálculo das pensões mais antigas que não fizeram descontos correspondentes, e não, aumentar unicamente a taxa de sustentabilidade e a idade de reforma".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório