Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Marcelo estará "atento a ver" se reposição das 35 horas aumenta despesa

O Presidente da República disse hoje esperar que a reposição das 35 horas na administração pública não ponha em causa o Orçamento do Estado para este ano ou terá de pedir a apreciação do Tribunal Constitucional.

Marcelo estará "atento a ver" se reposição das 35 horas aumenta despesa
Notícias ao Minuto

17:55 - 08/06/16 por Lusa

Política Presidentes

"Que não haja, fruto da aplicação da lei, um aumento de despesas que signifique pôr em causa o Orçamento do Estado para 2016. Isso levar-me-ia a ter de pedir ao Tribunal Constitucional para apreciar se a lei afinal respeita ou não a Constituição", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa no final da sessão de entrega de prémios do 6.º Concurso de Educação Financeira que decorreu hoje no Porto.

E avisou: "Eu espero que não seja necessário isso, mas estarei atento a ver".

"Vai havendo decisões sobre essa matéria e a função do Presidente da República é ir acompanhando as decisões", assinalou.

Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda que "pela Constituição não é possível aos deputados tomar iniciativas que se convertam em leis, aumentando despesa para além do que está no Orçamento do Estado".

"O que eu espero é que isso não ocorra", disse.

O Presidente da República promulgou na terça-feira o diploma que restabelece as 35 horas de trabalho semanais na função pública, aprovado no parlamento na quinta-feira.

Numa nota divulgada na página da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa responde a quem questiona se não era legítimo um "pedido de fiscalização preventiva, prévio mesmo a qualquer apreciação política" e deixa um aviso.

"Porque se dá o benefício da dúvida quanto ao efeito de aumento de despesa do novo regime legal, não é pedida a fiscalização preventiva da respetiva constitucionalidade, ficando, no entanto, claro que será solicitada fiscalização sucessiva, se for evidente, na aplicação do diploma, que aquele acréscimo é uma realidade", escreve.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório