Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Galamba diz que partido é socialista, ponto, não é o partido europeísta

O porta-voz do PS, João Galamba, defendeu hoje que a Europa não é um fim em si mesmo mas um instrumento para valores e prioridades, sublinhando que é o Partido Socialista, não é o partido europeísta.

Galamba diz que partido é socialista, ponto, não é o partido europeísta
Notícias ao Minuto

20:47 - 04/06/16 por Lusa

Política Congresso

"Há quem diga que tudo nos separa do Bloco, do PCP e do PEV. Só que o nosso partido não se chama partido europeísta chama-se Partido Socialista e a Europa não é um fim em si mesmo, é um instrumento", afirmou João Galamba.

Em jeito de resposta às críticas de Francisco Assis e com uma argumentação semelhante à de Pedro Delgado Alves, João Galamba argumentou que aquilo em que os socialistas verdadeiramente acreditam "não é na Europa, é num conjunto de valores, de projetos, de prioridades de que a Europa é um instrumento e apenas isso".

"Nós somos o Partido Socialista, ponto. Não somos o partido europeísta", reforçou.

Por outro lado, João Galamba identificou o Estado social e a dignidade e o valor do trabalho como "duas dimensões que são centrais para qualquer partido socialista e para a família social-democrata" e que são comuns com PCP, BE e PEV.

Numa intervenção anterior, Pedro Delgado Alves tinha questionando uma disponibilidade para "qualquer Europa e a qualquer custo".

"De facto, temos visões diferentes sobre a Europa, mas a pergunta que em primeiro lugar devemos fazer é se estamos disponíveis para qualquer Europa e a qualquer custo? É esta a pergunta que todos os socialistas e sociais-democratas na Europa se têm de perguntar".

"O destino da social-democracia, do socialismo democrático, europeu hoje tem de responder a uma opção cada vez mais clara: ou assistimos e definhamos ou resistimos e transformamos", declarou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório