Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

PSD questiona Governo sobre casos sociais de portugueses no Reino Unido

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo da emigração questionaram hoje o Governo sobre como pensa acompanhar casos socialmente delicados de portugueses residentes no Reino Unido, como a retirada dos filhos.

PSD questiona Governo sobre casos sociais de portugueses no Reino Unido
Notícias ao Minuto

17:45 - 19/05/16 por Lusa

Política Deputados

Numa pergunta hoje entregue no parlamento, os deputados social-democratas José Cesário, Carlos Gonçalves e Carlos Páscoa afirmam que nos últimos tempos têm surgido notícias sobre "decisões tomadas pelos tribunais e pelos serviços sociais de diversas cidades inglesas que determinam a retirada de filhos a várias famílias, entre as quais se contam vários casos de portugueses".

Os sociais-democratas apontam o caso da família Pedro, a quem foram retirados os cinco filhos, há cerca de três anos, na área de Manchester, e, mais recentemente, a situação relatada por Iolanda Menino, a quem foi retirado, em fevereiro, o filho com nove dias de vida, em Southampton.

"Independentemente das razões que poderão assistir às autoridades britânicas, trata-se de ocorrências muito dramáticas que necessitam de uma grande atenção e acompanhamento", consideram, na pergunta dirigida ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Os deputados apontam que "a gravidade de questões sociais" na comunidade portuguesa no Reino Unido - que no ano passado foi o principal destino da emigração portuguesa -- justificou, há quatro anos, a colocação na capital britânica de um adido social, que foi criado o consulado geral em Manchester, que se atribuiu especial importância ao Reino Unido no âmbito da Campanha "Trabalhar no Estrangeiro" e que se considerou Londres entre as cidades onde o Programa Escolhas deveria ser internacionalizado.

"Porém, o aumento da emigração e a complexidade da integração dos portugueses na sociedade local justificam plenamente um aumento da atenção das nossas autoridades para este país, podendo e devendo melhorar a intervenção no terreno, conjugando medidas e articulando melhor a nossa ação no terreno no contacto com os interlocutores britânicos mais relevantes", defendem os deputados do PSD.

O PSD pergunta a Santos Silva como pensa o executivo "acompanhar o fenómeno da retirada dos filhos a casais portugueses residentes no Reino Unido, em casos socialmente mais delicados" e se há "algum plano integrado que permita apoiar social e culturalmente os setores mais frágeis desta comunidade".

Por outro lado, os sociais-democratas querem saber se o Governo pretende prosseguir com o projeto de internacionalização do programa "Escolhas" no Reino Unido, começando por Londres.

Em declarações à Lusa, José Cesário, que foi secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no anterior Governo, indicou que um dos objetivos do programa era fazer uma intervenção social junto da comunidade portuguesa, transmitindo a necessidade de cumprir determinadas regras, tendo em conta a forma de atuação das autoridades britânicas.

Por fim, os deputados perguntam que tipo de parcerias pretende o Governo desenvolver com o movimento associativo da comunidade lusa e com outras organizações não-governamentais de forma a garantir uma "resposta mais rápida e eficaz" a casos como estes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório