Meteorologia

  • 18 JUNHO 2021
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 22º

Edição

PSD questiona Governo sobre casos sociais de portugueses no Reino Unido

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo da emigração questionaram hoje o Governo sobre como pensa acompanhar casos socialmente delicados de portugueses residentes no Reino Unido, como a retirada dos filhos.

PSD questiona Governo sobre casos sociais de portugueses no Reino Unido
Notícias ao Minuto

17:45 - 19/05/16 por Lusa

Política Deputados

Numa pergunta hoje entregue no parlamento, os deputados social-democratas José Cesário, Carlos Gonçalves e Carlos Páscoa afirmam que nos últimos tempos têm surgido notícias sobre "decisões tomadas pelos tribunais e pelos serviços sociais de diversas cidades inglesas que determinam a retirada de filhos a várias famílias, entre as quais se contam vários casos de portugueses".

Os sociais-democratas apontam o caso da família Pedro, a quem foram retirados os cinco filhos, há cerca de três anos, na área de Manchester, e, mais recentemente, a situação relatada por Iolanda Menino, a quem foi retirado, em fevereiro, o filho com nove dias de vida, em Southampton.

"Independentemente das razões que poderão assistir às autoridades britânicas, trata-se de ocorrências muito dramáticas que necessitam de uma grande atenção e acompanhamento", consideram, na pergunta dirigida ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Os deputados apontam que "a gravidade de questões sociais" na comunidade portuguesa no Reino Unido - que no ano passado foi o principal destino da emigração portuguesa -- justificou, há quatro anos, a colocação na capital britânica de um adido social, que foi criado o consulado geral em Manchester, que se atribuiu especial importância ao Reino Unido no âmbito da Campanha "Trabalhar no Estrangeiro" e que se considerou Londres entre as cidades onde o Programa Escolhas deveria ser internacionalizado.

"Porém, o aumento da emigração e a complexidade da integração dos portugueses na sociedade local justificam plenamente um aumento da atenção das nossas autoridades para este país, podendo e devendo melhorar a intervenção no terreno, conjugando medidas e articulando melhor a nossa ação no terreno no contacto com os interlocutores britânicos mais relevantes", defendem os deputados do PSD.

O PSD pergunta a Santos Silva como pensa o executivo "acompanhar o fenómeno da retirada dos filhos a casais portugueses residentes no Reino Unido, em casos socialmente mais delicados" e se há "algum plano integrado que permita apoiar social e culturalmente os setores mais frágeis desta comunidade".

Por outro lado, os sociais-democratas querem saber se o Governo pretende prosseguir com o projeto de internacionalização do programa "Escolhas" no Reino Unido, começando por Londres.

Em declarações à Lusa, José Cesário, que foi secretário de Estado das Comunidades Portuguesas no anterior Governo, indicou que um dos objetivos do programa era fazer uma intervenção social junto da comunidade portuguesa, transmitindo a necessidade de cumprir determinadas regras, tendo em conta a forma de atuação das autoridades britânicas.

Por fim, os deputados perguntam que tipo de parcerias pretende o Governo desenvolver com o movimento associativo da comunidade lusa e com outras organizações não-governamentais de forma a garantir uma "resposta mais rápida e eficaz" a casos como estes.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório