Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Descer os combustíveis em um cêntimo é brincar com os portugueses"

O social-democrata foi bastante crítico quanto ao anúncio do Governo relativamente aos combustíveis.

"Descer os combustíveis em um cêntimo é brincar com os portugueses"
Notícias ao Minuto

18:49 - 12/05/16 por Zahra Jivá

Política Duarte Pacheco

O deputado do PSD, Duarte Pacheco, comentou esta quinta-feira o anúncio feito pelo Ministério das Finanças que revelou a redução em um cêntimo do imposto sobre os produtos petrolíferos.

"O Governo, o Ministério das Finanças e em particular a secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais está a brincar com os portugueses. Aumentou de uma forma brutal o imposto sobre os combustíveis com a promessa de baixar esse imposto quando surgisse um aumento significativo do preço dos combustíveis. Esse aumento ocorreu", admitiu.

Duarte Pacheco diz que se esperava que houvesse uma redução de dois ou três cêntimos, mas "baixaram para um". "Talvez isso esconda as dificuldades orçamentais do Governo e a necessidade de reforço da receita. Mas é uma falta de respeito para com os portugueses", declarou.

Como exemplo de mais uma má prática do Governo, o deputado social-democrata remete para a polémica em torno da entrega da declaração de IRS. "Esta brincadeira das Finanças para com os portugueses, é o verdadeiro desastre que está a acontecer com a entrega das declarações de IRS", sublinhou.

"Não só estão erradas as simulações, como o Estado – autoridade fiscal – reconhece que está a devolver menos dinheiro do que aquilo que as pessoas têm direito. Mas se o faz e se reconhece o erro, o que seria natural é que devolvesse aquilo com que ficou indevidamente. Mas em vez disso exige que se faça uma nova declaração para depois então a fazer a devolução. Porventura, na expectativa de que haja muitos cidadãos que, pela idade ou pelo desconhecimento, não façam a segunda declaração e assim o Estado pode ficar com esse dinheiro indevido", acrescentou.

Em jeito de conclusão, Duarte Pacheco lançou uma forte crítica ao Executivo: “o Governo não cumpre com os compromissos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório