Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"O europeísmo de conveniência é um perigo e deve ser combatido"

Durão Barroso elogiou o contributo da União Europeia para a construção de infraestruturas modernas.

"O europeísmo de conveniência é um perigo e deve ser combatido"
Notícias ao Minuto

16:33 - 07/05/16 por Carolina Rico

Política Durão Barroso

Foi no papel de ex-presidente da Comissão Europeia que Durão Barroso faz uso da palavra durante um debate sobre o futuro da Europa promovido no âmbito do 42.º aniversário do PSD, no Porto.

Começou por referir a polémica sobre os convidados para a inauguração do Túnel do Marão – José Sócrates, que aceitou o convite e hoje está presente, e Passos Coelho, que recusou o convite – para questionar se foi convidado alguém da União Europeia.

“A União Europeia deu um contributo essencial para essa construção”, disse, referindo-se aos 89,9 milhões oriundos de fundos comunitários direcionados para o Túnel do Marão.

“Sem a ajuda da União Europeia Portugal não teria nada de que se parecesse com as infraestruturas modernas de que hoje dispõe”, reforçou.

“O Europeísmo de conveniência é um perigo e deve ser combatido”, disse ainda Durão Barroso, condenando as “vozes que até então [até aos anos de crise] não se manifestavam e depois passaram a ser muito críticas em relação à União Europeia”.

Facto “que leva a acreditar que muitos são europeístas quando está bom tempo e não quando está mau tempo. Alguns são europeístas só para receber mas não para dar”, ironizou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório