Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bloco confia na liberdade de voto para aprovar lei da gestação

O Bloco de Esquerda acredita que a aprovação da lei que legaliza a gestação de substituição ainda é possível e diz que, para tal, podem contribuir os deputados com liberdade de voto, como os do PSD.

Bloco confia na liberdade de voto para aprovar lei da gestação
Notícias ao Minuto

20:49 - 21/04/16 por Lusa

Política Deputados

Em declarações à agência Lusa, o deputado Moisés Ferreira lamentou que os deputados (PSD, CDS e PCP) tenham chumbado, em votação indiciária, o projeto de lei do Bloco de Esquerda, que visa a legalização da gestação de substituição.

A votação indiciária é a primeira de um conjunto de votações que culminará na votação final em plenário, podendo, por isso, ser alterada até lá.

"Nada obriga a que a votação final seja igual", disse Moisés Ferreira, confiante na votação dos deputados que, em liberdade de voto, reconhecem que esta é uma solução para muitas mulheres que, por razões de saúde, não podem engravidar e para quem as outras técnicas de Procriação Medicamente Assistida (PMA) não dão resposta.

O PSD já determinou a liberdade de voto nesta questão, sendo a posição neste grupo de trabalho a da direção do partido, conforme explicou a presidente do grupo e deputada social-democrata Fátima Ramos.

Para Moisés Ferreira, "este chumbo adia mais uma vez o sonho de muitas mulheres e do seu projeto de parentalidade" e, por isso, o BE "não vai desistir".

"Não vamos desistir até à votação final em Plenário e, se for chumbado, não desistiremos deste projeto, pois a sociedade tem de dar resposta para estes casos", afirmou.

Os deputados do Grupo de Trabalho da PMA aprovaram hoje o alargamento do acesso aos tratamentos de PMA, no âmbito da votação indiciária.

A lei em vigor determina que apenas os casais heterossexuais e com problemas de infertilidade podem recorrer a estas técnicas, uma limitação que termina com a nova lei, a ser aprovada em votação final.

Nestas votações indiciárias foi rejeitada a inseminação 'post mortem'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório