Meteorologia

  • 11 MAIO 2021
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Edição

Banif: "É adequado saber quem burlou, quem encobriu"

José Ribeiro e Castro tece duras críticas à atuação dos deputados que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito.

Banif: "É adequado saber quem burlou, quem encobriu"

O ex-presidente do CDS, José Ribeiro e Castro deixou palavras pouco simpáticas no que diz respeito à Comissão Parlamentar de Inquérito ao processo que conduziu à venda e resolução do Banif.

Na sua página pessoal do Facebook, José Ribeiro e Castro escreveu: "Acumulam-se dúvidas e questões sobre a fase final do processo Banif antes da resolução. Não me parece mal que os deputados dos diferentes partidos queiram esclarecer todos os passos procedimentais e quem tem responsabilidade sobre o quê. Mas parece-me mais adequado e importante que concentrem a indignação sobre quem ludibriou, quem geriu mal, quem malbaratou, quem furtou, quem burlou, quem desviou, quem encobriu, quem branqueou, quem num ambiente deplorável do sistema financeiro que nos trouxe a este estado e centenas de milhar à ruína pessoal".

"Isso, sim, é que é preciso. O inquérito ao BES pareceu um passeio e, realmente, realmente, não aconteceu nada aos que prevaricaram gravemente. Houve muitos que escaparam até ao juízo severo da opinião pública", considera, lembrando que já na Comissão de Inquérito ao BES não foi possível apurar responsabilidades.

As declarações do ex-deputado surgem depois de na sexta-feira o PS ter pedido para voltar a interrogar o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, por causa da revelação de que partiu do BdP a proposta para que o Banco Central Europeu limitasse o financiamento ao Banif, na última semana de existência do banco. 

Já o PSD e o CDS quiseram voltar a ouvir o ministro das Finanças que terá mentido à comissão na audição da semana passada, segundo o PSD.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório