Meteorologia

  • 12 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 27º

Vital Moreira: PAN é "uma fraude". "Está mal informado", reage PAN

Depois de Vital Moreira ter acusado o PAN de nada fazer quanto às touradas, o partido lamentou a "falta de informação" do ex-eurodeputado .

Vital Moreira: PAN é "uma fraude". "Está mal informado", reage PAN
Notícias ao Minuto

13:35 - 14/04/16 por Carolina Rico

Política Touradas

Vital Moreira, ex-eurodeputado do PS, acusou o PAN de ser "uma fraude política" por ainda não ter avançado com uma proposta para acabar com as touradas.

"O PAN (partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza) é uma fraude política. Rejubila com a criminalização do animalicídio de animais domésticos, o que é positivo, mas é incapaz de propor a proibição do maior crime contra os animais entre nós, que é a barbárie das touradas", escreveu num texto publicado no blogue Causa Nossa.

Questionado pelo Notícias ao Minuto sobre a publicação de Vital Moreira, o PAN diz "lamentar que um Senhor com as suas responsabilidades políticas esteja tão pouco informado e se precipite em acusações sem fundamento".

"Importa recordar que desde que chegou à Assembleia da República o PAN tem trazido este debate de forma recorrente, quase constante", escreve o partido de André Silva em comunicado.

Foi sugerida ao Governo a alteração dos benefícios em sede de IVA aos espetáculos tauromáquicos bem como o fim da atribuição da taxa intermédia de IVA para todos os bilhetes e entradas em espetáculos tauromáquicos, e nenhuma das medidas foi aprovada, tendo os socialistas votado contra ambas.

"Se esta é de facto uma preocupação genuína então o PAN convida o Eurodeputado Vital Moreira a trabalhar em cooperação por esta causa, nomeadamente, na sensibilização dos seus pares dentro e fora do país", escreve o partido.

O "ménage a trois" pelos eucaliptos

O constitucionalista disse ainda que o “PAN também ostenta na sua designação a defesa da natureza, mas não propõe nada para parar e fazer reverter o maior atentado à natureza em Portugal, que é que eucaliptização selvagem do país, num ménage a trois entre a indústria de celulose, as associações de produtores florestais e o Ministério da Agricultura".

Sobre o assunto o PAN ressalva "as restrições regimentares, no que respeita aos tempos de intervenção, na Assembleia da República e a impossibilidade de fazer agendamentos de iniciativas legislativas como os restantes grupos parlamentares" por ter apenas um deputado.

Lembra contudo, outras iniciativas relativas ao Plano Nacional de Barragens, à Central Nuclear de Almaraz, à Caça na Serra da Malcata, à prospeção de petróleo em todo o território, à laboração de pecuárias de forma irregular e à pecuária intensiva.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório