Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

CDS defende novo horário de funcionamento das creches

O partido liderado por Assunção Cristas apresentou hoje um conjunto de 12 medidas para promover a natalidade e a família.

CDS defende novo horário de funcionamento das creches
Notícias ao Minuto

16:40 - 12/04/16 por João Oliveira

Política Natalidade

No Largo do Caldas, em Lisboa, os centristas enumeraram algumas das medidas que querem ver impostas de modo a promover a natalidade e a família. Uma das soluções apresentada foi um novo horário de funcionamento das creches, que deve ser conciliável ao horário de entrada e saída dos pais do respetivo trabalho.

“O que se pretende não é que a criança passe mais horas do que as que são aconselhadas na creche. O que se pretende é que existam creches para pais que trabalham por turnos. Temos muitas pessoas que trabalham ao fim de semana e não conseguem conciliar com o tempo que passam em casa”, explicou a líder do CDS em conferência de imprensa.

Além disso, foram também propostos incentivos fiscais a serem dados às empresas que se apresentem como “amigas da família”, isto é, firmas que adotem soluções favoráveis às famílias.

Foi ainda sugerido pelo CDS uma alteração ao complemento de bonificação do abono por deficiência. “Neste momento a diferenciação só diferencia dois aspetos: a idade da criança e se a família é monoparental ou não”. Por isso, o CDS defende a introdução de um outro modelo de diferenciação: “o rendimento disponível da família”.

“Para uma família inserida no primeiro grau do abono, com rendimentos disponíveis quase inexistentes, ter mais 59 euros ao final do mês não chega para quem tem um filho com deficiência”, justificaram os centristas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório