Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Plano de reformas: Propostas do CDS chegam para a semana

O CDS-PP anunciou ontem que vai apresentar na próxima semana "propostas focadas nos principais eixos" do plano nacional de reformas do Governo PS e exigiu que o Executivo apresente rapidamente o Programa de Estabilidade.

Plano de reformas: Propostas do CDS chegam para a semana
Notícias ao Minuto

07:00 - 08/04/16 por Lusa

Política Pensões

Em declarações aos jornalistas no final da reunião da Comissão Política do CDS-PP, Adolfo Mesquita Nunes frisou que o partido "foi o primeiro" a dizer que apresentaria "propostas alternativas" no âmbito da discussão do plano nacional de reformas, adiantando que serão apresentadas "na próxima semana".

Serão "propostas focadas nos principais eixos do plano nacional de reformas e propondo evidentemente a inclusão da reforma do sistema de pensões", afirmou.

O vice-presidente Adolfo Mesquita Nunes considerou que "seria incompreensível" que o Governo "dispensasse a oportunidade" de incluir a reforma da Segurança Social no plano nacional de reformas, perante a disponibilidade conhecida do CDS e do PSD para discutir esta matéria.

O vice-presidente do CDS exigiu ao Governo que apresente rapidamente ao país e aos deputados o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) - cuja discussão no parlamento está agendada para dia 27 de abril -, afirmando que "era suposto" que fosse apresentado "ao mesmo tempo" do que o plano nacional de reformas.

Questionado sobre se o CDS irá apresentar algum projeto de resolução para que o Programa de Estabilidade e Crescimento seja votado no parlamento, Adolfo Mesquita Nunes não respondeu, insistindo que o Governo está a demorar a apresentar o PEC e que deve apresentá-lo rapidamente.

O PEC, disse, é "documento essencial para se perceber o plano nacional de reformas" e o "cenário macroeconómico em que é suposto as reformas acontecerem".

Na primeira reunião da Comissão Política do CDS da nova direção, liderada por Assunção Cristas, foi também decidido que o Gabinete de Estudos do CDS-PP irá promover "iniciativas no sentido de perceber de que forma é que os portugueses entendem de que forma é que os titulares de cargos políticos devem exercer os mandatos, em que termos e em que condições".

"Seria redutor ter uma discussão apenas entre políticos sobre aquilo que os políticos devem cumprir nas suas funções", argumentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório